segunda-feira, 21 de julho de 2014

Tratamento convencional, tratamento doloroso?


Há alguns dias iniciei o tratamento contra os surtos da esclerose múltipla, uma doença sem cura, mas que se não for tratada pode levar a agravamentos seríssimos. Andei pesquisando por ai e vi que existe muitas pessoas contra os medicamentos injetáveis, por serem muito caros, ou pelos efeitos colaterais ou pelo desconforto das agulhas. Só posso responder por mim mesma e pelo que estou vivendo nos meus dias de esclerose. Estou utilizando a Betainterferona 1a (Rebif), segundo informações medicas o custos dessa medicação fica em torno de R$ 5.000,00 mensais (uma caixa com 12 seringas preenchidas), suficientes para um mês (3x por semana). Em alguns sites que dispões da venda desse medicamento ele chega a custar R$ 11.936,17, pasmem!! Como é considerado medicamento de alto custo, é disponibilizado pelo governo do estado com apoio do governo federal. Pernambuco foi o precursor do programa que disponibiliza esse tipo de medicamento para o tratamento da esclerose múltipla. Entendo que o valor é altíssimo, mas entendo também que pago muitos impostos, porque além de ser contadora formada e atuante, sou empresária e sei quanto temos que desembolsar para encher os cofres públicos de dinheiro. Então se não temos uma saúde de qualidade ao menos dispomos dos medicamentos gratuitamente. A primeira vez é sempre inesquecível (rsrs), nossa!! Tive uma reação horrível, parecia uma gripe muito forte, dor no corpo, dor de cabeça, cansaço físico, mal conseguia ficar em pé além de um frio congelante. Aprendi que tenho que tomar analgésico junto da injeção para não sofrer mais assim com os efeitos colaterais e isso ajudou bastante. Espero poder me livrar logo dos analgésicos, para não me tornar dependente deles. Não sou uma pessoa medrosa, não tenho medo de injeção ou de agulhas, só fico apavorada quando o profissional que vai fazer o procedimento com as agulhinhas não acerta ou não tem competência para tal. Eu mesma aplico a injeção com a maior praticidade e com muito pouca ou quase nenhuma dor, dependente do local da aplicação, também não se sente nada depois. Não é das melhores coisas , mas enfim, diabéticos usam medicações diárias também e isso lhes trazem benefícios, nós também necessitamos ter uma melhor qualidade de vida e precisamos enfrentar essa luta quase que diária,se escolhemos o tratamento convencional. Quando penso em ficar longe dos surtos pra mim já tem valido a pena as furadinhas, me sinto cada dia melhor e mais disposta. Quando lembro que transtornos já passei totalmente debilitada, vejo o quanto tenho melhorado e evoluído, espero melhorar cada vez mais. Sei também que tenho sido cuidada pelas mãos de Deus, porque Ele sim é o melhor remédio e cura para qualquer doença do corpo e da alma.

Nenhum comentário: