quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Não queira ser um dia nublado...

 Nem sempre os nossos dias são de sol, as vezes está nublado, mas sempre devemos ser luz na vida dos outros, principalmente daqueles que necessitam da nossa luz.
Na volta para Dra. Lúcia pude conhecer outras pessoas assim como eu, já que ela só atende portadores de EM. Vi moço, homem, moça, senhora, cada um com suas expectativas e dificuldades. Não pude conversar com todos, no entanto um homem me chamou atenção, não lembro o seu nome, mas de sua história sim.
Há 7 anos ele foi diagnóstico com EM, por sua esclerose ser severa, passou a necessitar de um andador e em algumas ocasiões utiliza a cadeira de rodas.  Casado, foi abandonado por sua esposa e passou a sofrer da doença e da perda de sua companheira.  Infelizmente ela não aceitava mostrar a sociedade que tinha um marido que necessitava de um andador e que possivelmente ela estaria empurrando uma cadeira de rodas logo logo, era vergonhoso. E dessa história triste,ele se entregou a doença e desistiu de conviver com as pessoas, até tenta interagir, mas no seu semblante encontramos tristeza, cada dia que passa vai ficando mais debilitado. Seus olhos se enxeram de lágrimas quando me viu com meu marido e falei que ele nunca me deixou sozinha. Mas vi também que sua família o apoia, cuida do seu bem estar, faz de tudo para vê-lo bem.
 Ele me incentivou a continuar meus exercícios e me disse pra não se entregar a doença como ele. Fiquei pensando, como alguém lhe dá um conselho que ele mesmo não acredita?
Percebi que se a gente deixar que as coisas ruins se instalem, elas tomam nossa vida e nossas energias. Todos nós independente se somos saudáveis ou se temos algum problema de saúde (esse principalmente) precisamos aprender a enfrentar nossos problemas e dificuldades com ânimo e bom humor e não deixar nossos medos nos vencerem, porque nos abatem e debilitam as nossas forças. Quando não podemos com o que nos derrubou, a gente levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.
Quando recebemos esse diagnóstico, o médico nos fala: metade do seu tratamento é a sua alto estima, cabeça centrada e metade é a medicação. E considero ser isso mesmo, nosso bem estar vai depender mais de nós do que dos percalços da vida.

Nenhum comentário: