domingo, 5 de outubro de 2014

O voto e o direito preferencial


O voto é um direito pra quem o aceita como tal. Para outros não passa apenas de obrigação. Sou desacreditada da política no nosso país, mas não vou deixar de exercer o direito de escolha dos meus candidatos.
Além da obrigação e do direito do voto, nós portadores de Esclerose Múltipla temos direito a fila preferencial, além do estacionamento preferencial para especiais. Os especiais não são apenas cadeirantes, mas todas as pessoas com alguma dificuldade de mobilidade.
Nossa condição muda de um dia para o outro o cansaço e a condição de mobilidade fica reduzida a qualquer hora. Tudo depende do estado emocional, das atividades do dia, de como seu corpo recebeu a medicação.  Digo isso por mim mesma, pois tem dias que desconheço que tenho a EM. Nem sei contar como ela é.  Mas há dias em que tudo é mais difícil, a marcha, a caminhada. Tudo fica muito confuso.
Enfim, o importante na verdade é conhecer os seus direitos. Se dar ao direito de exerce-los. Não consegui entender ainda o porquê as pessoas ficam me olhando quando estou de bengala? Será que acham que é um acessório exótico? Uso a bengala como apoio para não parecer uma bêbada por conta do desequilíbrio e das forças que às vezes me deixam. Quando me perguntam o que tenho, falo esclerose múltipla ai surge aquele silêncio no ar porque sei que poucos conhecem a EM, mas eu conheço e sei o quanto ela às vezes me limita, então preciso defender o que é melhor pra mim. Aprendi a não julgar sem conhecer, pois nem temos esse direito, nem devemos.