quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Exame de LCR - liquor cefalorraquidiano (o terror)

Passei por muitas peregrinações para diagnosticar a esclerose. E um dos exames que auxiliam nesse diagnóstico é o LCR-liquor cefalorraquidiano, que é a retirada do líquor que é o líquido que banha o cérebro e a medula espinhal. É realizado num laboratório especializado,não exige preparação,mas a recuperação é o terror. É introduzida uma agulha na coluna e o liquido vai gotejando na seringa. É um líquido transparente e límpido.
A minha experiência com esse exame é das piores, a furadinha na coluna é um pouco incomoda,mas nada tão dolorido. Incomodo mesmo é esperar encher a seringa com o líquido e enquanto você respira ela fica balançando na sua coluna. Imediatamente após ter feito a coleta senti uma dor de cabeça e uma tontura leve. Não fiz cerimonia e tratei de me escorrar no biro da secretária. No caminho para a pousada que estava hospedada já estava com um incomodo terrível na coluna e uma leve pressão na cabeça. A noite não dormi direito com a dor na coluna e a noite inteira indo ao banheiro. O dia seguinte pensei que fosse o meu fim. Em hipótese nenhuma eu conseguia ficar sentada ou de pé por pouco tempo que fosse. Sentia uma pressão na cabeça que era como se apertassem a minha cabeça de cima pra baixo,meus ouvidos taparam, mal conseguia falar de tamanha pressão.  Já não aguentava de tanto enjôo, nada comi,bebi pouco e vomitei toda a água que tinha,foi terrível. Não tinha forças,nem conseguia raciocinar, me senti acabada. Estava longe de casa,longe da família, não tinha como voltar pois vomitava e a dor de cabeça aumentava quando estava sentada. Só pensava que nunca mais aquilo passaria, fiquei vulnerável demais. Meu esposo Rodrigo enfrentou tudo sozinho comigo,desesperado,sem saber como me acudir. Me levou pra praia de boa viagem e sentamos por um instante na orla da praia para que talvez podesse aliviar a tensão e os enjoos. Putz!! Que nada,meu desfecho foi apreciar a belezinha da criação de Deus e lançar nas areias de boa viagem tudo que vinha do meu estômago. Só conseguiar pensar: Jesus tira essa dor da minha cabeça. Tudo que criastes é perfeito,tua criação mostra a tua glória.  Tira esse coisa horrível de mim,pois tudo podes fazer. Naquele momento não passou,mas depois descobri o que precisava fazer. Pobre do meu bem, sofreu todas as minhas dores comigo e não saiu de perto de mim,um segundo só. Em meio a essa confusão, minha amiga Emília e seu marido Emerson vieram ficar comigo também. Acabou aliviando nossas tensões. Já passadas quase 48h,continuava com os mesmos sintomas quando levantava,então não sendo possível continuar dessa forma fui levada em um passeio de ambulância com Emília para o hospital. Nossa!! Como eu ria,como foi divertido,que graça a cara da minha amiga dentro da ambulância,ela ficou morrendo de medo,não gostou do nosso passeio...kkk. Enfim, no hospital pude descobrir que se tratava de uma Cefaléia pós pulsão,pois há um descontrole dos líquidos do corpo e do cérebro,por isso causa esses sintomas.  O remédio seria ficar deitada,fazer tudo deitada, não levantar pra nada. Tomei um soro ENORME e depois de horas fui embora pra casa deitada no banco de tras do carro,infringindo as leis de trânsito kkk. Após 5 dias dessas episódios comecei a me levantar e fui voltando ao normal. Graças a Deus vi esse episódio acabar.

Nenhum comentário: