quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Os cinco sentidos e uma memória também são afetados


A esclerose múltipla é uma doença com múltiplas faces ou muitas facetas. Ela vira você de pernas pro ar e te deixa perdido. Não poderia ter escolhido outro nome para meu blog pessoal. O nosso corpo sofre com muitos sintomas descompensados,já que a principal causa da esclerose múltipla é a degeneração da bainha da mielina que é responsável pela condução dos estimulos nervosos. Percebi muitas coisas bem estranhas ao meu ver,mas não tive coragem de relatar a ninguém antes do diagnóstico pois me diriam que era coisa da minha imaginação. Ja relatei neste blog os meus principais sintomas, mas tive outros males que a gente nem lembra de contar. Dependendo do local das inflamações é que acontecem essas perdas de sensibilidade. Todos os meus sentidos foram afetados, visão, audição, paladar, oufato e tato, além dos lapsos de memória. A primeira perda foi a visão, aos poucos percebi que os meus óculos já não estavam servindo e já tinha um desconforto grande na visão pois tudo ficou nublado,embacado. O pior de todos foi a perda da sensibilidade,que ocorreu tanto nas mãos como nos pés,além dos braços e do tronco. Na data de hoje a sensibilidade das mãos melhoraram uns 80%. Depois comecei a ficar um pouco surda e era difícil entender o que as pessoas falavam, tanto que não falava por telefone com ninguém, a não ser por viva voz, era difícil juntar as informações e compreende-las. Conversar com alguém tinha que ser pessoalmente,pois olhar pra pessoa facilita o entendimento. A princípio não levei a conta da esclerose,hoje como já falo tranquila por telefone vejo que fazia parte sim dos males da doença. Posteriormente passei a não sentir mais o sabor dos alimentos, foi ruim não poder nem comer, já que é um dos prazeres melhores da vida. Sempre usava mais açúcar,mais sal ou mais temperos. Os engasgos também vem a tira colo, usava canudos para os liquidos e alimentos pastosos e triturados para não engasgar. Graças a Deus,essa parte melhorou bastante.   Ainda não me recuperei da falta de memória, é um minuto para esquecer o que tenho que fazer ou o que me disseram. Sempre preciso anotar todas as coisas importantes,porque não lembrar faz parte. Muitas coisas se embaralham na sua cabeça e você fica confuso. Não lembro nomes,adoro música,mas às vezes sequer lembro das letras. Se me contam algo,esqueço quem falou ou nem lembro o que me disseram. Quando relato esses fatos, ainda assim,sou grata a Deus pois vejo que a cada dia me sinto melhor,me sinto bem mais recuperada. Sei que ficarei melhor dia após dia. E digo a quem vive a esclerose,não desista,viva,não desista do tratamento,procure ficar bem. Porque encontraremos sempre uma superação.  Deus nos abençoe! !

Nenhum comentário: