sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A fadiga na esclerose múltipla

A fadiga é um dos sintomas mais comuns na esclerose múltipla. Trata-se de uma indisposição maior que a comum do dia a dia de uma pessoa saudável.  É uma perda de energia intensa onde não precisa ter realizado uma tarefa tão pesada para acabar com as baterias. A fadiga é definida pelo Multiple Sclerosis Concil "como perda de energia, física ou mental, que interfere nas atividades rotineiras do indivíduo. "
Essa fadiga pode ser causada por inúmeros fatores. Altas temperaturas, como banho quente ou atividade física intensa. Esforço no trabalho. Enfim, tudo o que para uma pessoa saudável seria um pequeno cansaço que apareceria ao fim do dia, para o portador da esclerose ele chega com algumas horas de esforço. E as vezes chega até durante a atividade.
Posso até comparar essa fadiga com a fadiga de uma gripe que nos deixa caídos e só queremos dormir.
Essa fadiga pra mim é cansaço físico, peso nas pernas, raciocínio lento, sono e visao embacada. Infelizmente isso atrapalha nossas atividades do dia a dia e o convivio social, porque acabo me recusando de sair com os amigos,mas por outro lado tenho amigos que me respeitam e me entendem, além de ter o meu marido ao meu lado que também me entende, me protege e respeita a minha condição. Como ele mesmo costuma falar, você é um Samsung Galax que descarrega quando precisamos dele kkk.

2 comentários:

Anônimo disse...

A fadiga é o meu sintoma mais incapacitante e frustrante, já que por mais que a gente explique, ninguém entende. Ainda mais como calor. Fico imprestável o verão todo.

Daniela Aragão disse...

Um dos primeiros sintomas antes do diagnóstico foi a fadiga. Não entendia porque estava tão cansada e explicar para alguém minha indisposição era complicado, hoje com diagnóstico num to nem ai pra ninguém, penso no meu bem estar. Não se deixe abater pela incompreensão dos outros, o que importa é nosso bem estar. E o calor...kkk acaba com a gente, ai a gente vai se virando como pode.